Loja virtual - 10 formas de aumentar suas visitas com o Facebook e Instagram

O Facebook e o Instagram são poderosas ferramentas para aumentar as visitas em sua loja virtual. Aprenda como usá-las nesse artigo

Não há como esboçar uma estratégia de marketing digital para ecommerce sem pensar no Facebook e Instagram. Essas redes sociais ocupam, respectivamente, a primeira e terceira posição do ranking de maiores mídias sociais do mundo - em segundo lugar vem o YouTube.

Por isso, atualmente é impossível negligenciá-las e mesmo que fosse possível estaria a limitar o crescimento de sua loja virtual, que pode receber muitas visitas através dessas redes. Por isso, confira 10 formas de aumentar visitas de sua ecommerce através do Facebook e Instagram!

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1. Menos é mais

Com o grande volume de conteúdo compartilhado no Facebook, é compreensível acreditar que, quanto mais postar, maior será o seu alcance e, consequentemente, o tráfego para sua loja virtual. Porém isso está longe de ser real e, na verdade, o efeito que publicar constantemente na rede social é o inverso: quanto mais publicar, mais o algoritmo do Facebook e do Instagram entenderá que sua Fan Page é uma fonte de spam.

Spam

Durante o ano de 2016, a ferramenta para gerenciamento de mídias sociais Buffer conduziu um experimento no qual foram publicados quatro ou cinco posts diariamente no Facebook. O resultado foi que o alcance orgânico da página caiu consideravelmente, o que motivou uma mudança na estratégia de conteúdo. Ao invés de publicar constantemente, o Buffer limitou seus posts a até duas publicações por dia, divulgando apenas seu melhor conteúdo. Vale considerar que a mesma prática pode ser aplicada ao Instagram.

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2. Publique links para os conteúdos de seu blog no Facebook

Se o foco de sua estratégia de conteúdo forem os textos de seu blog, não hesite em publicá-los em sua Fan Page no Facebook para aumentar o tráfego de maneira direta. Vale lembrar que não deve apenas ficar a compartilhar artigos de seu blog no Facebook, criando também conteúdo útil dentro da plataforma. Para saber como equilibrar a promoção de seu blog e site em relação ao conteúdo próprio para o Facebook, técnicas como a Lei de Pareto são úteis para ter uma definição, em que 20% do seu esforço vai trazer 80% do seu resultado. Mensuração é a chave para saber quais esforços estão sendo mais eficazes.

Pareto

3. Impulsione seus melhores conteúdos orgânicos

Um conteúdo orgânico que publicou está com bons resultados em sua Fan Page ou perfil no Instagram? Isso é um sinal de que os resultados podem ser ainda melhores se investir no impulsionamento. Uma forma mais fácil de criar um anúncio, o impulsionamento permite alcançar usuários que não são seguidores de sua página, mas que possuem potencial para clicar em seu conteúdo, curtir sua página e interagir com sua publicação.

Para saber o quanto deve investir no impulsionamento, é necessário que faça alguns testes. Utilize valores pequenos e vá os aumentando conforme os resultados crescerem. Caso os resultados fiquem estagnados mesmo que invista mais dinheiro, você saberá o máximo que deve gastar para alcançar os melhores números com o anúncio. Vale notar que o impulsionamento de posts pode ser feito tanto no Facebook quanto no Instagram.

Anuncio

4. Crie anúncios e aprenda sobre remarketing

O impulsionamento de posts no Facebook e Instagram são apenas a ponta do iceberg quando falamos em anúncios nas redes sociais. Caso sua página esteja estagnada e possua um orçamento disponível para investir em anúncios, recomendamos fortemente que o faça. Porém, não basta apenas jogar dinheiro para o Mark Zuckerberg e magicamente ver as visitas de sua loja virtual multiplicarem.

É preciso conhecer seus públicos-alvo, além de ter uma noção de seus interesses e localizações. Dessa maneira, poderá criar públicos personalizados com maiores chances de se converterem em visitas para seu site, leads e até mesmo compras em seu ecommerce. Além disso, é primordial que aprenda sobre remarketing, de maneira a atingir um público que já conhece e confia em seu negócio. Para conhecer um pouco mais sobre o assunto, recomendamos que veja o artigo ensinando como usar Facebook Ads

Remarketing

5. Inclua botões de compartilhamento no Facebook nos conteúdos do seu site

Uma das melhores maneiras de levar tráfego das redes sociais para seu site está em suas próprias páginas, ao invés dos conteúdos na rede social. Atualmente, é imperativo que tenha no mínimo um botão de compartilhamento para o Facebook. Dessa maneira, sempre que um visitante gostar de algo que publicou, ele terá a chance de compartilhar com sua rede.

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6. Inclua um link em sua bio do Instagram

As dicas abaixo são mais úteis para gerar tráfego através do Instagram. A primeira dica está logo em seu perfil, que permite a inclusão de apenas um link. Você deve inserir um link para que os visitantes de seu perfil acessem seu site, mas pode fazer isso de três maneiras. A primeira é bastante simples: insira o link para a homepage do seu site.

Bio

A segunda forma é interessante para quem possui um blog. Se posta diversos textos ao dia, pode selecionar o melhor deles e alterar o link na descrição por 24 horas, criando um post no Instagram sobre o assunto que está abordando e terminando com uma chamada para clicar no link em sua bio. Por fim, pode criar promoções especiais e usar o link da bio para encaminhar seus seguidores para uma landing page veja nosso vídeo ensinando a criar sua Landing Page). Lembre-se de também criar um post sobre essa promoção também com a chamada para sua bio no Instagram.

7. Crie anúncios para o Instagram

Não é possível publicar links nos posts normais do Instagram. Porém, os anúncios permitem a inclusão de links, que ficam posicionados em uma barra inferior nas imagens ou vídeo do anúncio patrocinado. Esses anúncios também são criados no Gerenciador de Negócios do Facebook, ou seja, podem ser criados da mesma maneiras que os ads de Facebook. Isso significa que deverá estudar os anúncios do Instagram da mesma maneira que o faz no Facebook. Porém, o que faz com que tenhamos criado um item para anúncios no Facebook e outro para o Instagram é justamente a capacidade de inserir links para o feed do Instagram.

Instagram Ads

8. Utilize as Stories do Instagram

Outra maneira de colocar links para aumentar as visitas de sua loja virtual no Instagram é através das Stories. Esses links podem ser inseridos na tela de edição do conteúdo, porém é necessário ter um perfil comercial no Instagram e ter ultrapassado a marca de 10.000 seguidores.

A única maneira de conseguir publicar link nas Instagram Stories sem ter esse número de seguidores é através dos anúncios, que também podem ser criados no Gerenciador de Negócios do Facebook, mas que devem ser exclusivo para as Stories. Esses ads são incluídos na barra de Stories de usuários de acordo com a demografia e interesses que escolheu durante a criação do anúncio.

9. Aprenda a usar o Instagram Shopping

Diferente dos Stories, não custa nada utilizar o Instagram Shopping. A ferramenta permite marcar produtos de sua loja virtual nos posts, identificando o produto e incluindo uma etiqueta com o preço. Quando o usuário clica na marcação, ele é enviado a uma janela com uma descrição completa - extraída de seu catálogo de produtos da sua loja no Facebook - e um botão de compra, que encaminha o seguidor para fazer o checkout no seu site. Confira nosso artigo com 5 exemplos de marcas que estão mandando bem no Instagram Shopping e aprenda como usar a ferramenta.

10. Publique vídeos no IGTV

Recentemente o Instagram inaugurou uma nova plataforma de vídeos otimizado para dispositivos mobile. Chamado IGTV, ele passou a permitir a publicação de vídeos com até 10 minutos de duração, mas que pode ser acessado através de uma aba exclusiva no app nativo do Instagram ou em um aplicativo próprio. O que torna a plataforma interessante para aumentas as visitas de sua loja virtual é a possibilidade de incluir links externos na descrição dos vídeos.

IGTV

Se já tem o costume de criar esse tipo de conteúdo em seu canal no YouTube ou no próprio Facebook, pode adaptar esses vídeos para o IGTV através de editores de vídeo, tornando-os verticais. Se ainda não produz vídeos, pode considerar criar vídeos demonstrando seus produtos - e também criando tutoriais ensinando como usá-los, por exemplo - e adicionando um link para sua página de compra na descrição, permitindo que seus seguidores assistam ao conteúdo e possam comprar o item imediatamente.

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2018/09/ 7

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